Lotofácil passará a ter sorteios diários e Caixa anuncia mudanças

As alterações nas regras da Lotofácil foram publicadas no Diário Oficial da União na última segunda-feira (22). Entretanto, a portaria foi divulgada com mais uma novidade, que não havia sido aprovada anteriormente. 

O documento diz que os sorteios da Lotofácil passarão a ser de segunda-feira à sábado, e não mais três vezes na semana. Com isso, a loteria se junta à Quina e passa a ter concursos em todos os dias de sorteio.

Anteriormente, a possibilidade de sorteios diários havia sido rechaçada por vice-presidentes da Febralot (Federação Brasileira das Empresas Lotéricas) durante votação em videoconferência com a Caixa.

Com a publicação no Diário Oficial, as novas regras podem entrar em vigor a qualquer momento, mas ainda não há uma data estimada pela Caixa. 

Fato é que, antes de dar início às novas regras, a estatal precisa garantir tempo hábil para desenvolver campanhas de divulgação da nova sistemática, impressão de novos volantes e adequação de sistemas e procedimentos operacionais. 

Quais são as alterações?

Além da mudança nos dias de sorteio, outras duas novas regras serão aplicadas à loteria. A primeira delas são as extrações especiais de final 0, como já acontece, por exemplo, com a Mega-Sena. 

Isso significa que cada concurso terminado em 0 terá um valor de premiação mais alto que os demais. Para isso, 10% dos valores destinados ao pagamento de prêmios em cada concurso ficarão acumulados para o sorteio especial. 

Entretanto, será necessário realizar um reajuste no percentual de duas faixas de premiação para que seja possível efetivar essa acumulação. A primeira faixa terá redução de 3%, enquanto a segunda ficará 7% menor.

A segunda mudança é a possibilidade de apostar com mais de 18 dezenas. Agora, para aumentar ainda mais as chances de vencer, o apostador poderá concorrer com 19 e 20 números.

Quem optar pela aposta de 19 números terá 3.876 combinações em seu jogo, o que representa um valor de R$ 9.690. 

Já aqueles que utilizarem os 20 números, aposta mais alta, terão, simplesmente, 15.504 combinações em sua aposta. No entanto, o preço fica bastante salgado: para jogar com a maior quantidade de dezenas, o apostador precisa desembolsar o total de R$ 38.760.

É claro, que com essas novas apostas, as chances de ganhar ficam muito mais altas. A possibilidade de levar o prêmio mais alto jogando com 19 números é de 1 em 843. Passando para as 20 dezenas, a probabilidade chega a 1 em 211.